Navegação – Mapa do site
Obituário

Nota fúnebre da Sociedade Angolana de Sociologia (SASO)

Víctor Kajibanga
p. 205-205

Texto integral

1A morte do padre Muanamossi Matumona surprendeu os membros da Sociedade Angolana de Sociologia (SASO), que viam nele uma das figuras promissoras da Sociologia pátria e não só.

2Jornalista, sacerdote, teólogo, sociólogo e professor universitário, Muanamossi Matumona, inspirado no programa “Reconstrucing Africa”, debitou contributos originais à Sociologia Africana de Reconstrução e à Sociologia da Paz, conquistando o lugar de uma das figuras centrais da Sociologia Angolana da última década. Deixou livros e artigos sobre esta temática apaixonante.

3Para além disso, debitou sérios contributos para a Sociologia do Jornalismo Angolano, tendo inclusivamente deixado dois livros sobre esta temática (de 2002 e 2009).

4Como sacerdote e patriota, Muanamossi Matumona defendeu a promoção da justiça e da paz para a salvação integral do homem angolano.

5À família enlutada, à Igreja Católica, à Academia Angolana, à Rádio Ecclesia e às associações de jornalistas, a Sociedade Angolana de Sociologia apresenta as mais sentidas condolências.

6Luanda, 14 de Abril de 2011.

Topo da página

Índice das ilustrações

URL http://ras.revues.org/docannexe/image/1249/img-1.jpg
Ficheiros image/jpeg, 16k
Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Víctor Kajibanga, « Nota fúnebre da Sociedade Angolana de Sociologia (SASO) », Revista Angolana de Sociologia, 7 | 2011, 205-205.

Referência eletrónica

Víctor Kajibanga, « Nota fúnebre da Sociedade Angolana de Sociologia (SASO) », Revista Angolana de Sociologia [Online], 7 | 2011, posto online no dia 13 Outubro 2016, consultado no dia 23 Julho 2017. URL : http://ras.revues.org/1249

Topo da página

Autor

Víctor Kajibanga

O Presidente da SASO

Sociólogo, é diplomado, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Estatal de Moscovo «Lomonosov». É Professor Titular na Universidade Agostinho Neto, Decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, investigador no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, investigador no Centro de Estudos Africanos do ISCTE (Lisboa) e Presidente da Sociedade Angolana de Sociologia (SASO). Foi Vice-reitor da Universidade Agostinho Neto e Decano do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda da Universidade Agostinho Neto. É autor do livro: A Alma Sociológica na Ensaística de Mário Pinto de Andrade. Uma Introdução ao Estudo da Vida e Obra do Primeiro Sociólogo Angolano (Luanda 2000).

É Director da Revista Angolana de Sociologia.

vimachika@netcabo.co.ao

Topo da página

Direitos de autor

© SASO

Topo da página
  • Logo Associação Angolana de Sociologia
  • Logo Edições Pedago
  • Revues.org